Protegendo se da invasão doméstica.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Agora que estamos chegando no tempo em que nossas casas podem ser parcialmente controladas diretamente pela Internet, mas ainda custa caro, a preocupação que surge é: estou seguro?

Os problemas parecem sempre ter essa capacidade cíclica, toda tecnologia sempre trás perigos novos e conforme nós ficamos dependentes dela, mais expostos nos sentimos.

Provavelmente você deve pensar que para proteger uma casa de ter seu alarme desativado ou sistema invadido você deve contratar uma empresa de segurança que seja bem estruturada e pronto. Mas mesmo assim, nem todos vão querer gastar valores altíssimos em monitoramento ou vão confiar se estão mesmo seguros com tantos crimes eletrônicos sendo praticados diariamente.

dojox299Uma alternativa para esses problemas é a invenção da israelense Dojo-labs, uma pedra marrom, com anéis de LED chamada de DOJO que promete monitorar a rede da sua casa e se descobrir que o alarme da casa, ou outro dispositivo sofreu uma tentativa de desarme remota, ele acende uma luz de alerta que informa que você sofreu um ataque. Neste mesmo instante o sistema bloqueia a conexão do agressor e envia uma notificação para seu celular de forma que você possa definir o que deve ser feito contra esse tipo de ação no futuro.

Tudo é muito voltado ao usuário, o sistema na verdade utiliza a pedra como se fosse um mostrador, eles entendem que é necessário algo físico, para que as pessoas sejam capazes de compreender a real função da proteção da internet doméstica e saberem o que está acontecendo. O produto será vendido com uma inscrição de 1 ano dos serviços da própria empresa, para facilitar a implantação e também mostrar o que eles podem fazer por você.

Essa linha de produtos deve ser a coqueluche do momento, já que a empresa finlandesa F-Secure está investindo no desenvolvimento do mesmo tipo de aparelho, o SENSE, que também virá com 1 ano de serviços da empresa.

Realmente, se um dia vamos popularizar esse tipo de tecnologia no Brasil nós não saberemos. Principalmente se até no mercado internacional é compreendido que somente as empresas entendem como é importante a proteção do seus dados e dispositivos domésticos de ameaças externas. Recentemente uma pesquisa que foi divulgada na Jovem Pan revelou que inúmeros usuários ainda utilizam a internet sem mesmo tomar precauções mais básicas (como a instalação de um antivírus) para proteger seus dados online. Vamos esperar que as pessoas possam compreender que um mundo de liberdade e oportunidade também é um mundo que dá oportunidade aos outros. Previna-se.

Abaixo segue o vídeo promocional da Dojo-Labs.

Um grande abraço!

Ronaldo Mendes Salles

 

Fonte e Imagens:

Dojo-Labs

MIT Technology Review

 

One thought to “Protegendo se da invasão doméstica.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *