ENERGIA PARA O BRASIL – Um modelo de sobrevivência – Avaliação

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Esta é a primeira vez que posto uma avaliação de um livro no blog e é com prazer que começo justamente com este livro, que se mostrou bem mais interessante do que minhas expectativas. Bem, só isso já seria uma avaliação, mas agora que já comecei pela conclusão, vamos ao texto.

IMG_20160518_072406O livro, de autoria de Rogério C. de Cerqueira Leite e Cylon Gonçalves da Silva, é um material técnico, que tenta com muito esforço transformar todo o assunto em uma conversa mais informal, porém o próprio conteúdo dificulta que isso aconteça. Por isso mesmo o material acaba sendo mais apreciado por profissionais ou pessoas com algum conhecimento técnico.

O prefácio assinado por Antônio Ermínio de Moraes desperta certa expectativa sobre o livro e pressão sobre a obra em si, mas que é competentemente justificada.

O livro não é velho ou desatualizado, apesar de ser de 2002. O mercado de infraestrutura e principalmente o de energia precisam de longos espaços de tempo para apresentarem resultados e novos modelos entrarem em funcionamento, o que faz com que o conhecimento explicado do estado atual da infraestrutura brasileira não fique aquém da atual. Os modelos de energia que estão em vigor hoje ainda durarão em torno de uns 40 anos, que é o tempo para que nosso país se adapte a outro modelo.

Nos primeiros capítulos a questão ambiental é abordada de primeiro plano com a visão da questão das emissões de CO2 e o aproveitamento da energia solar, a qual gera diversos efeitos em nosso planeta. Não que a questão seja esquecida depois, apenas é colocada em adição aos demais fatores.

As opções de fornecimento de energia são abordadas de maneira bem franca, sem rodeios quanto suas aplicações, o autor não tem medo de dizer se uma tecnologia ainda é experimental.

Cada modelo de matriz é unificado em uma unidade única de medição, o que facilita muito a compreensão das vantagens e aplicabilidade de cada um dos modelos. O texto é bem localizado, realmente atingindo o objetivo de falar intimamente do mercado de energia brasileiro.

Cheio de curiosidades, como quanta energia equivale um barril de petróleo, histórias sobre a eficiência energética, correlação entre IDH e consumo de energia per capta (como isso funciona?), custos de produção e instalação de energia, etc.

Através do livro fica mais fácil entender porque se torna tão difícil a aplicação de diversas matrizes energéticas alternativas e também simples ver a ineficiência de algumas decisões tomadas de forma política.

O livro não é longo, mas mesmo assim vai exigir muita atenção na leitura, pois difícil não deixar alguma informação técnica relevante e interessante passar despercebida.

Na minha opinião, um livro extremamente interessante e que poderia ser livro de cabeceira de muitos ministros de minas e energias. Uma pena a dificuldade de encontrá-lo à disposição. Para compensar o fato, pretendo postar um resumo do mesmo, para que mais pessoas possam ter acesso ao material, mesmo que bem mais conciso.

Um grande abraço!

20151022_132555Ronaldo Mendes Salles

Engenheiro civil – Fundador do Engenheiro de Pijama

 

 

One thought to “ENERGIA PARA O BRASIL – Um modelo de sobrevivência – Avaliação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *