A jaqueta de Marty Mcfly

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

ar1Já tem algum tempo que foram desenvolvidas no Japão jaquetas que buscam oferecer resfriamento para o usuário em tempos de calor.
Essa jaqueta tem dois ventiladores de 10cm de diâmetro e uma bateria de 11h de duração. Ela infla e faz com que o vento circule internamente, diretamente no corpo do usuário. Apesar da idéia ser o primeira do tipo a ser vendida em escala industrial, ainda é um tanto quanto rústica e atrapalhada. “O usuário fica parecendo o boneco da fábrica de pneus Michelin” com a roupa toda estufada, como admite o próprio criador Sony Hiroshi Ichigaya.

Mas saiba que existem pesquisas que procuram transformar as roupas com ar condicionado uma realidade. Atualmente se pesquisa um meio de fazer estampas que possuam microcanais que possam levar líquido refrigerante. Dessa forma, ainda não teríamos o ciclo completo de dissipação de calor, mas haveria como proporcionar liberação e circulação de fluidos que alterassem a temperatura da roupa.
O triste é que esse na verdade é somente um sonho dos fanáticos pela série “De volta para o futuro”, pois na realidade o estudo visa a utilização desse tipo de microcanal para a melhor distribuição e armazenamento de perfurmes e remédios.

Mas mesmo assim, seremos entusiastas, quem sabe um dia!!

Um grande abraço!

Ronaldo Mendes Salles

Fontes e imagens:

http://www.hypeness.com.br
Instituto de engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *